RUI COSTA SE REÚNE COM BALEIA ROSSI PARA TRATAR DE ELEIÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), esteve reunido com o deputado Baleia Rossi (MDB/SP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (12), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A assessoria de Rui informou ao Toda Bahia que o encontro foi realizado para tratar da eleição na Casa, mas não revelou mais detalhes.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que declarou seu apoio a Rossi, também iria participar do encontro, mas cancelou a presença hoje. Os motivos do cancelamento da vinda para Salvador não foram divulgados.

Acompanham Rossi na reunião os deputados federais Isnaldo Bulhões (MDB/AL) e Moses Rodrigues (MDB/CE), a deputada federal Perpetua Almeida (PC do B) e o assessor de Comunicação da Câmara dos Deputados, Adriano Ceolim.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) e o deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA) também participaram da reunião.

Eleição

A eleição na Câmara dos Deputados será em fevereiro, quando os 513 deputados federais vão escolher o novo presidente da Câmara. Nesse dia, também estarão em jogo os cargos de vice-presidentes da Casa, de secretários e suplentes desses cargos. A apuração dos votos começa pelo cargo de presidente da Câmara. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta, isto é, 257 votos. Caso isso não ocorra, os dois mais votados disputam o segundo turno.

Por enquanto, quatro parlamentares oficializaram a participação no pleito para a sucessão de Rodrigo Maia. São eles Baleia Rossi (MDB-SP), Arthur Lira (PP-AL), André Janones (Avante-MG) e Capitão Augusto (PL-SP).

De acordo com o site Valor, Maia marcou para hoje uma reunião da Mesa Diretora da Casa para a analisar a data e o formado da eleição. Ainda não há informações sobre a data oficial, mas a expectativa é de que a eleição ocorra no dia 2 de fevereiro.

MDB Bahia

Veja também

Deixe um comentário