Baleia Rossi é reconduzido como presidente do MDB até outubro de 2022

O atual presidente do MDB, o deputado Baleia Rossi (SP), teve o mandato prorrogado por mais um ano, até outubro de 2022, em reunião da Executiva nacional do partido nesta terça-feira. Com isso, o emedebista ficará à frente das negociações sobre o apoio da legenda na próxima eleição.

Baleia foi eleito em outubro de 2019 para um mandato de dois anos, que terminaria em outubro, e disputou a presidência da Câmara em fevereiro, com um discurso de independência, mas acabou derrotado pelo candidato do governo, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

Junto com a prorrogação dos mandatos da direção nacional foi adiado também o prazo de validade da maioria dos diretórios estaduais por mais um ano, até outubro de 2022. Ainda não há decisão nos diretórios de Paraíba, Paraná e Minas Gerais.

A prorrogação serviu para preparar o partido para a próxima eleição e, nos bastidores, deputados dizem que também foi um movimento para frear a intenção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que é próximo do presidente Jair Bolsonaro, de tentar assumir o partido – embora isso fosse visto como muito improvável de ocorrer.

MDB Bahia

Veja também

Deixe um comentário